terça-feira, 5 de abril de 2011

QUER SEU FILHO MAIS DESENVOLVIDO ?

Olá ,
Vamos começar a explorar um assunto bem interessante para as crianças - MÚSICA .
Será uma série de matéria enviadas pela nossa querida Debora DoCarmo, esperamos lhe ajudar ao máximo, qualquer dúvida no final da matéria tem os dados dela.

QUER SEU FILHO MAIS DESENVOLVIDO?

MÚSICA...MÚSICA...MÚSICA...BOA MÚSICA!!!

É impressionante o que as pesquisas recentes tem descoberto sobre os efeitos altamente positivos da música no desenvolvimento da criança. Qualquer que seja a idade e mesmo ainda no ventre materno, a criança pode ser beneficiada pela exposição a música.

De acordo com a Associação de Pediatras Americanos (American Pediatric Association) os benefícios giram em torno do desenvolvimento intelectual, físico e emocional.

Música ajuda no raciocínio matemático e cientifico e é muito mais agrádavel e prazeroso para a criança... Veja esta pesquisa feita pela  University of Austin's Digital Writing and Research Lab.  Eles separaram 3 grupos  de crianças em idade pre-escolar. O objetivo era ver se computação ou música ajudaría no desenvolvimento delas. O grupo de crianças que recebia aulas de música (piano e teclado) teve notas 34% mais altas em testes de matemática e ciências do que as crianças que haviam recebido aulas de computação.

Música também  ajuda no desenvolvimento da linguagem da criança ampliando a formação do vocabulário e na aquisição de boa pronúncia e dicção das palvras. É muito mais fácil fazer uma criança repetir uma frase cantada enquanto ela dança e se diverte cantando do que faze-la repetir exercícios fonaudiólogos. Para nós que estamos aqui na America, nada como colocar cds de cançoes brasileiras para que nossos filhos não percam o nosso tão difícil português... e o inverso também acontece. Com o canto a capacidade de memorização da criança é expandida. Experimente fazer a criança decorar um poema...com certeza não será muito fácil, mas coloque um CD no carro por uma semana e ela repetira repetirá quase todas as músicas do CD. Experimentar música através do canto tem sido comprovado pela Walden University Connect, ajudar a criança a praticar  ouvir e responder a comandos obedientemente.

Expressar sentimentos diversos através de qualquer manifestação musical, dança canto ou tocar algum instrumento ajuda a criança a se identificar e a desenvolver sua própria personalidade.

Quando a criança estuda música regularmente isto ajuda na construção de uma saudável auto estima por conseguir fazer o que a maioria não o faz e pelo prazer da sensação de concluir algo quando participam de apresentações como Recitais, Concertos e Audições.

A música quando dançada como Balé e Jazz entre outros estilos, desenvolve a criança fisicamente ajudando na coordenação motora grossa e fina e ajudando a criança a manter peso e condicionamento físico adequados. Desafio grande para a geração de hoje. Dançar ajuda a manter boa circulação sanguínea mantendo a mente ativa e pronta para aprender.

Cursos de Pais e bebês tem utilizado a música para desenvolver e estimular infantes não só  em todos estes aspectos já falados mas também promover boa conexão entre pais e crianças.  Muitos pais e mães não sabem exatamente como brincar ou passar um bom tempo com bebês recen nascidos. Classes de música são a perfeita combinação entre diversão, construção de bom relacionamento e desenvolvimento para a criança.

Através da música pode-se  ensinar valores morais e espirituais a criança.  As escolas e igrejas usam o recurso musical para o ensino do alfabeto, formulas cientificas, versículos bíblicos e comportamentos esperados.

Portanto, não perca tempo Música na criançada

ATENÇÃO!!!
O tipo de música que as crianças e adolescentes ouvem pode enriquecer seu aprendizado e desenvolvimento ou ter consequências extremamente negativas. Nem todo tipo de música é beneficial. Esteja atento a letra e aos compositores!!! 
Para você que mora em Orlando e tem interesse sobre o assunto entre em contato com a Debora , seguem os dados abaixo.
Até a próxima matéria.

Deborah DoCarmo

Bacharel em Música e Ensino de Paino pela FAMUSC - SP
Educadora Licensiada pela Kindermusik International
Assistente do Ministério de Música da Primeira Igreja Batista Brasileira de Orlando
Professora e Administradora do Allegro Learning (www.allegrolearning.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário